Projeto Londrina


Infratores estão cada vez mais jovens


Traficantes estão arrebanhando crianças para a atividade porque
sabem que menores de 12 anos nem são detidos
17/10/2011 | 00:05Telma Elorza



A idade de adolescentes envolvidos com o crime, em Londrina, está cada vez menor. E o pior: a cidade não sabe como lidar com isto para reverter a situação. O fato foi constatado pelo projeto Desenho Urbano e Violência, pesquisa que está sendo desenvolvida por professores e estagiários de Psicologia, Serviço Social, Geografia e Arquitetura da UEL e Unifil, com apoio da Fundação Araucária.
A primeira fase do estudo só deve ficar pronta em dezembro deste ano, mas com os dados levantados junto à Delegacia do Adolescente, os profissionais puderam constatar uma triste realidade: os infratores são cada vez mais jovens, cometem crimes cada vez mais violentos e a reincidência é muito alta. “O que significa que as atuais medidas socioeducativas não funcionam”, indica a pesquisadora e psicóloga Maria Nilza Ferrari de Barros, uma das coordenadoras do projeto...

Saiba mais :
http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?id=1180804

Artigo de Opinião:

     Cada vez mais jovens vem sendo levados pelo crime e por isso algumas medidas socioeducativas deveriam ser tomadas e algumas modificadas. Por exemplo a educação, que esta precária e com isso muitos jovens desistem dos estudos e acabam influenciados por traficantes e bandidos.
     Outro problema que agrava a situação é a falta de responsabilidade dos pais, que muitas vezes ignoram os filhos e alguns ainda pioram a situação sendo violentos.
     Para evitar que os jovens e crianças de Londrina continuem sendo afetados, deveria ocorrer uma reeducação dos pais e mostrar para a sociedade que a situação só melhora se em casa os jovens tiverem uma melhor educação e um melhor cuidado.



_______________________________________________________________




Londrina é a oitava cidade mais violenta do Paraná para 

os jovens


Segundo dados do Índice de Homicídios na Adolescência, 3,03 adolescentes
 foram mortos em 2007 para cada grupo de mil. Estudo aponta que até 
2013, 176 jovens serão vítimas de morte violenta
09/12/2010 | 10:46 | atualizado em 09/12/2010 às 14:16Daniel Costa



Londrina registrou queda no número de mortes violentas entre adolescentes com idade de 12 anos a 18 anos. O resultado do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) de 2007, divulgado pelo Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens, na quarta-feira (8), aponta que 3,03 jovens foram mortos para cada grupo de mil naquele ano. Nas pesquisas divulgadas em 2008 e 2009, com base nos números obtidos nos anos de 2005 e 2006, o índice foi de 3,46 e 3,06, respectivamente.
O IHA é uma pesquisa realizada em conjunto pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República,Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e organização não governamental Observatório de Favelas e Laboratório de Análise da Violência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O estudo levou em consideração as declarações de óbito reunidas pelo Ministério da Saúde...

Saiba mais:



Artigo de Opinião:

     Mesmo com a diminuição do número de assassinatos de jovens em Londrina, a cidade ainda é muito violenta. Os jovens são mortos, principalmente por envolvimento com tráfico e outros crimes, e como as pesquisas apontam que a grande maioria não tem estudo, pode-se afirmar que o problema está na educação. Cabe ao governo melhorá-la, e cuidar para que os jovens se afastem das drogas e do crime mas também cabe a todos, criar uma responsabilidade maior e cuidar para que a violência diminua e para que os jovens se afastem dela.


_______________________________________________________________



Londrina é a 60ª cidade mais violenta para

 jovens em todo o Brasil


Segundo dados do Índice de Homicídios na Adolescência, 196
 jovens entre 12 e 18 anos devem ser assassinados na cidade até 2012
21/07/2009 | 20:27Fábio Luporini



Londrina é a 60.ª cidade com o maior número de jovens assassinados no Brasil. Os dados são do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), divulgado nesta terça-feira (21). A média de adolescentes entre 12 e 18 anos assassinados é de 3,01 para cada grupo de mil habitantes. A cidade supera a média nacional, que é de 2,03 para cada mil.
Até 2012, conforme projeção do IHA, 196 jovens nessa faixa etária devem ser assassinados em Londrina. A população desses jovens na cidade quase alcança os 65 mil habitantes. Em Foz do Iguaçu, que lidera o ranking nacional entre 267 cidades, a mesma perspectiva aponta que 446 jovens serão assassinados até 2012. No Brasil inteiro serão cerca de 30 mil...

Saiba mais:
Artigo de Opinião:


     A violência entre os jovens está muito grande, pois cada vez mais, crianças e adolescentes vem sendo expostos a problemas com drogas e por isso o número de assassinatos também é grande.
     Os homens, principalmente se forem negros, tem mais chance de serem mortos, também porque esses são os mais afetados pelo crime e pelas drogas.
     O controle das armas de fogo é uma solução, entre muitas, para o combate aos assassinatos de jovens, pois a maioria deles foram executados através delas, o que mostra que a segurança também deve ser melhorada
_______________________________________________________________



Jovens com idade entre 19 e 24 anos são principais

 alvos da violência

Pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública
 aponta Foz do Iguaçu como uma das mais violentas do país
24/11/2009 | 19:32Fábio Luporini, com informações de Adriano Kotsan



Dos 266 municípios mais violentos para jovens de 12 a 29 anos, Londrina ocupa a 141ª posição. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24) em pesquisa apresentada no site do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Das cidades analisadas, as dez apresentaram elevado grau de vulnerabilidade para jovens são: Itabuna (BA), Marabá (PA), Foz do Iguaçu (PR), Camaçari (BA), Governador Valadares (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Teixeira de Freitas (BA), Serra (ES) e Linhares (ES).
A pesquisa, feita pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em parceria com o Ministério da Justiça, Instituto Sou da Paz, Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção ao Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud), conclui que a faixa etária com maior risco de perder vidas por causa da violência é a que está situada entre 19 a 24 anos. O estudo também identifica existir relação direta entre violência e participação no mercado de trabalho e escolaridade...

Saiba mais:
Artigo de Opinião:


     Mesmo os índices de homicídios e acidentes sendo medianos em Londrina, os jovens ainda são muito afetados pela violência, que atinge principalmente aqueles que não têm escolaridade e os mais pobres. Com isso, é possível observar que muito pode ser resolvido com uma melhor educação e também uma melhor distribuição de renda. Mas não se pode colocar tudo nas mãos do governo, cabe a todos ajudar com incentivos aos jovens para que estudem e tentem melhorar sua situação.