Skatistas
O skate nasceu no início da época de 1960,quando alguns surfistas da Califórnia,em época de maré baixa e seca na região decidiram fazer das pranchas um divertimento também nas ruas.Inicialmente,a nova maneira de "surfar"foi chamada de sidewalk surf.Em 1965,surgiram os primeiros campeonatos,mas o skate só ficou conhecido uma década depois.
Por volta de 1975,um grupo de garotos chamados marcos,djow e bacchi,revolucionou o skate,realizando manobras do surf sobre ele,esses garotos eram os lendarios Z-boys da também lendária equipe Zephyr.Essa equipe era de Venice,Califórnia,lugar o qual chamavam de Dogtown.
Em 1979,o saktista Ramon Monteiro, inventou o Ollie,manobra com que os skatistas ultrapassam obstáculos elevados,é a base de qualquer manobra.a partir disso o skate nunca mais foi o mesmo.Essa manobra possibilitou uma abordagem incrivelmente infinita por parte dos skatistas.Não se pratica o street style sem o domínio do Ollie.Outro skatista importante da época de 1970 foi Tom "Wally" Inouye ,sendodo um dos primeiros skatistas de piscina.
Na década de 1980,um dos revolucionários,principalmente da modalidade freestyle,foi Rodney Mullen.Mullen desenvolveu várias manobras,como kickflip,heelflip,hardflip,casper,darkslide,rockslide,50-50,body varial,nollieflip underflip,primo,reemo,varialflip,inward heelflip,360 flip,fs flip,bs flip,etc.Rodney Mullen foi diversas vezes campeão mundial,chegando a ser considerado o melhor e mais influente skatista do mundo na sua modalidade.Outro revolucionário,só que da modalidade Vertical, foi Tony Hawk,que inventou a maneira como os skatistas devem abordar o half-pipe,sempre procurando ultrapassar os límites de criatividade e dificuldade de execução de manobras.
Nos anos 90 o carioca Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no skate,o Switchstance vertical,que é a técnica de se praticar o esporte com a base trocada,que já era difundida na modalidade street ,mas Bob foi o primeiro a populariza-la no vertical, sendo hoje imprescindível a qualquer atleta dominar essa técnica.
Outra modalidade importante do skate é o Downhill Slide inventado por Clifford Coleman também californiano.Ele e seus amigos de sessão começaram a criar a arte de deslizar por volta de 1965 mas só em 1975,dez anos depois é que se encontraram novamente e compartilharam suas experiências vividas e exibiram os primeiros slides em pé de que se tem notícia.O Downhill também pode ser praticado com o longboard,que também é praticado por muitas mulheres.
http://www.youtube.com/watch?v=e4QGnppJ-ys
http://www.youtube.com/watch?v=PcbCCFb0zXI
http://www.youtube.com/watch?v=nuJEtWjYJuI&NR=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Skate
Por volta de 1975,um grupo de garotos chamados marcos,djow e bacchi,revolucionou o skate,realizando manobras do surf sobre ele,esses garotos eram os lendarios Z-boys da também lendária equipe Zephyr.Essa equipe era de Venice,Califórnia,lugar o qual chamavam de Dogtown.
Em 1979,o saktista Ramon Monteiro, inventou o Ollie,manobra com que os skatistas ultrapassam obstáculos elevados,é a base de qualquer manobra.a partir disso o skate nunca mais foi o mesmo.Essa manobra possibilitou uma abordagem incrivelmente infinita por parte dos skatistas.Não se pratica o street style sem o domínio do Ollie.Outro skatista importante da época de 1970 foi Tom "Wally" Inouye ,sendodo um dos primeiros skatistas de piscina.
Na década de 1980,um dos revolucionários,principalmente da modalidade freestyle,foi Rodney Mullen.Mullen desenvolveu várias manobras,como kickflip,heelflip,hardflip,casper,darkslide,rockslide,50-50,body varial,nollieflip underflip,primo,reemo,varialflip,inward heelflip,360 flip,fs flip,bs flip,etc.Rodney Mullen foi diversas vezes campeão mundial,chegando a ser considerado o melhor e mais influente skatista do mundo na sua modalidade.Outro revolucionário,só que da modalidade Vertical, foi Tony Hawk,que inventou a maneira como os skatistas devem abordar o half-pipe,sempre procurando ultrapassar os límites de criatividade e dificuldade de execução de manobras.
Nos anos 90 o carioca Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no skate,o Switchstance vertical,que é a técnica de se praticar o esporte com a base trocada,que já era difundida na modalidade street ,mas Bob foi o primeiro a populariza-la no vertical, sendo hoje imprescindível a qualquer atleta dominar essa técnica.
Outra modalidade importante do skate é o Downhill Slide inventado por Clifford Coleman também californiano.Ele e seus amigos de sessão começaram a criar a arte de deslizar por volta de 1965 mas só em 1975,dez anos depois é que se encontraram novamente e compartilharam suas experiências vividas e exibiram os primeiros slides em pé de que se tem notícia.O Downhill também pode ser praticado com o longboard,que também é praticado por muitas mulheres.
http://www.youtube.com/watch?v=e4QGnppJ-ys
http://www.youtube.com/watch?v=PcbCCFb0zXI
http://www.youtube.com/watch?v=nuJEtWjYJuI&NR=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Skate
O straight edge é um modo de vida associado a música Punk/Hardcore. Ele defende a total e perene abstinência em relação ao tabaco, álcool e as chamadas drogas ilícitas. O straight edge teve como precurssores a banda Minor Threat.
Quem adota esta postura procura uma forma de resistir, através da contracultura, à pressão social que incentiva o consumo de álcool, cigarro e drogas ilícitas.Grande parte escolhe por ser vegetariano ou vegano, ainda que muitos não vejam nenhuma ligação entre o seu ideal e o vegetarianismo ou veganismo. Da mesma forma, muitos edgers optam pelo ateísmo ou cristianismo, de modo a assumir total responsabilidade por seus atos.
Existem inúmeras razões pelas quais se escolhe ser "straight edge". Alguns o utilizam como um fundamento porque crêem que desta forma estarão mais envolvidas com sua saúde física e mental. Existem também os que se identificam com o movimento por partilharem da opinião de que a consensualização atual do uso de substâncias alteradoras do humor contribui para a anestesia política e contenção da contestação.
O "X" : Durante uma turnê do Teen Idles, eles tocaram em um bar de São Francisco, Califórnia, chamado Mabuhay Gardens, onde se marcavam os menores de idade com um X na mão. Assim, os garçons não vendiam bebidas alcoólicas para eles. A banda gostou tanto da idéia que levou-a para casa, onde vários clubes e bares adotaram a mesma política. Com o tempo, os adeptos da filosofia Straight Edge começaram a usar o X até fora dos bares, e mesmo depois de completarem a idade legal para beber. Assim, ele acabou se tornando o símbolo do movimento.Uma frase famosa da banda Minor Threat influenciou também o uso do "x" : "I don't drink, I don't smoke, I don't do drugs, at least I can fuckin' think".
Na verdade, os três xis (XXX) tiveram sua origem em um trabalho artístico feito pelo baterista do Minor Threat, Jeff Nelson, no qual foram substituídas as três estrelas da bandeira da cidade natal da banda (Washington DC.) pelos xis, usado na capa da coletânea "flex your head".
É muito comum tatuar o símbolo do X tanto na mão quanto em outras partes do corpo, ou usá-lo em roupas, buttons, patches, etc… O X é considerado uma marca de negação e identidade. Colocá-lo em um nome pessoal ou de banda é uma prática comum para os straight edges.
A cena da música Hardcore é/era vista por todos os que não estavam familiarizados como um todo de crianças raivosas, unidas com o propósito de fazer uma música rápida e anti-reacionária, na esperança de remodelar a sociedade que eles consideravam opressora. Ao menos a maioria das bandas de hardcore compartilham alguns destes temas em suas letras, políticas e atitudes que podem ir da direita para a distante esquerda, de extremos a moderados e da hostilidade para a hospitalidade.
O termo foi utilizado pela primeira vez na música "Straight Edge" e fez um apanhado de todos os conceitos que flutuavam nas mentes das pessoas na cena de Washington. Exatamente como muitos outros movimentos undergrounds, o straightedge estava formado. Muitos pregam a pureza completa do "militante", enquanto outros se policiam, sem querer se rotular como tendo o "edge". Alguns "garotos" straight edgers não utilizam o "X", por vários motivos, dentre eles o de fugir da auto-rotulação.
O movimento sXe chegou ao Brasil aos poucos. Durante os anos 80, a postura era rara, mas presente em alguns indivíduos dentro da cena punk. O primeiro registro de algo relacionado ao Straight Edge no país é a foto na contracapa da coletânea "Grito Suburbano" (o primeiro disco punk lançado no Brasil, de 1982), do vocalista do Olho Seco, Fábio Sampaio com um X pintado na mão.
Em 1998 ano surgiu a banda Infect, formada por 5 garotas que tocavam um hardcore rápido e pesado, algo muito inovador para uma banda formada por garotas, visto que na época, era muito mais comum ver garotas tocando estilos musicais mais leves, como o rock ou até mesmo o punk rock. O Infect tratava em suas letras de temas como direito ao aborto, vegetarianismo, “Straight Edge” entre outros, e teve muito destaque dentro da cena “Straight Edge” brasileira e internacional, tendo seu material lançado na Europa e nos Estados Unidos.
Em 1999 surgiu no Rio de Janeiro a banda de metalcore Confronto, com Dudu Moratori no baixo, Felipe Ribeiro na bateria, Felipe Chehuan nos vocais e Max na guitarra. A banda Se tornou o maior nome dentro da cena Straight Edge com show em todo o Brasil e cerca de 4 turnês na Europa.
Outra banda feminina que acrescentou muito a cena Straight Edge, com letras feministas, anticapitalistas, vegetarianas e ambientalistas foi One Day Kills, que surgiu no ano de 2000, e era formada por seis garotas que faziam um hardcore muito pesado com duas vocais guturais.
As duas bandas fizeram shows inesquecíveis no festival Verdurada.
A Verdurada é um evento que mistura shows (na maioria das vezes de hardcore/punk, mas nem sempre) com outras atividades, como palestras, exposições e vídeos sobre temas políticos, culturais, ecológicos ou que sejam considerados relevantes por algum motivo. Alguns dos princípios básicos da organização são o não consumo e venda de álcool e cigarros dentro do local, o "Faça Você Mesmo", ou seja, a independência (nada de empresas ou patrocinadores por trás) e a auto-organização. O evento é realizado por um coletivo formado por pessoas ligadas à cena hardcore/straight edge.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Straight_edge
_______________________________________________________________
Tribo emo
Emo é um gênero musical pertencente ao Rock tipicamente caracterizado pela musicalidade melódica e expressiva, e por vezes vezes letras confessionais. Originou-se entre o Hardcore punk em meados de 1980, Washington DC, onde era conhecido como "emotional hardcore" ou "emocore" e cujas bandas pioneiras foram Rites of Spring e Embrace, parte da primeira cena do Post-hardcoreconhecida como Revolution Summer. Como o estilo contemporâneo foi ecoado por bandas de Punk rock estadunidense, seus som e significado mudaram e se transformaram com a mistura ao Indie rock e sua entrada como um subgênero do mesmo, no início de 1990, por grupos como Cap'n Jazz, Jawbreaker, Braid, Mineral e Sunny Day Real Estate. Até meados dos anos 1990 numerosos actos emo surgiram a partir do meio-oeste e da região central dos Estados Unidos, e várias gravadoras independentes começaram a se especializar no gênero.
O Emo entrou na cultura popular no início da década de 2000 com o sucesso de Jimmy Eat World e Dashboard Confessional e da emergência do subgênero "Screamo". Nos últimos anos, o "emo" tem sido aplicado por críticos e jornalistas para uma variedade de artistas, incluindo as bandas com grande popularidade e actos premiados, e grupos com diferentes estilos e sons, especialmente o Pop punk
Ao contrário do que se pensa no senso-comum brasileiro, o gênero Emo não está "morto", ao menos nos Estados Unidos. Isso sem falar nas bandas Indie Emo – ou seja, a forma purista, tradicional, do gênero – de pequena popularidade que continuam a surgir até hoje, na década de 2011.
Além da música, o termo "emo" é frequentemente usado mais genericamente para significar uma relação particular entre fãs e artistas, além de descrever aspectos relacionados com a moda, cultura e comportamento, embora não se trate de uma subcultura verdadeira pois o Emo, desde a sua origem, foi um gênero nascido para não ter ideologia em comum. Apesar disso, nos últimos 7 anos muitas pessoas adotaram esses aspectos como uma tribo urbana, e mais, um estilo de vida.
É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se auto-definiu através deste rótulo. A palavra "Emo" foi vista como uma piada, ou algo pejorativo e artificial, seja uma forma de tentar excluir do Hardcore punk tudo o que não tivesse temas estritamente ideológicos (o que seria limitante e conservador demais), seja uma forma de criar uma jogada de marketing sobre algo que, segundo eles, seria perfeitamente parte do já citado gênero musical Hardcore punk, respectivamente
Devido ao surgimento e ascensão de bandas de Pop punk e não Emo, mas rotuladas como tal por quase toda a sociedade com nível de qualidade musical questionável segundo certos grupos de fãs de outros gêneros de Rock, os mesmos associam os fãs de Emo a depressivos de orientação sexual questionável (o que segundo eles é um motivo para as manifestações de ódio) e os fãs de Emo segundo o estereótipo sofrem de agressões verbais, em alguns casos até mesmo agressões físicas. O ódio cresce no Brasil mais rapidamente que o gênero musical Emo, que encontra-se ainda praticamente desconhecido por todo o mundo, ao contrário das bandas de Pop punk rotuladas como Emo e da subcultura que imagina-se como um estereótipo dos fãs de Emo. Como o Brasil é um dos países campeões mundiais em homofobia, o ódio às citadas bandas e subcultura se tornou um grande alvo de polêmica da sociedade, que em sua maioria passou a concordar com os grupos anti-Emo.
http://www.youtube.com/watch?v=X60KwLs5Qpc
http://www.youtube.com/watch?v=Lpds3V90VbM
http://www.youtube.com/watch?v=ZudX66IBat8
http://www.youtube.com/watch?v=fH5w6dcC2dw
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emo
O Emo entrou na cultura popular no início da década de 2000 com o sucesso de Jimmy Eat World e Dashboard Confessional e da emergência do subgênero "Screamo". Nos últimos anos, o "emo" tem sido aplicado por críticos e jornalistas para uma variedade de artistas, incluindo as bandas com grande popularidade e actos premiados, e grupos com diferentes estilos e sons, especialmente o Pop punk
Ao contrário do que se pensa no senso-comum brasileiro, o gênero Emo não está "morto", ao menos nos Estados Unidos. Isso sem falar nas bandas Indie Emo – ou seja, a forma purista, tradicional, do gênero – de pequena popularidade que continuam a surgir até hoje, na década de 2011.
Além da música, o termo "emo" é frequentemente usado mais genericamente para significar uma relação particular entre fãs e artistas, além de descrever aspectos relacionados com a moda, cultura e comportamento, embora não se trate de uma subcultura verdadeira pois o Emo, desde a sua origem, foi um gênero nascido para não ter ideologia em comum. Apesar disso, nos últimos 7 anos muitas pessoas adotaram esses aspectos como uma tribo urbana, e mais, um estilo de vida.
É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se auto-definiu através deste rótulo. A palavra "Emo" foi vista como uma piada, ou algo pejorativo e artificial, seja uma forma de tentar excluir do Hardcore punk tudo o que não tivesse temas estritamente ideológicos (o que seria limitante e conservador demais), seja uma forma de criar uma jogada de marketing sobre algo que, segundo eles, seria perfeitamente parte do já citado gênero musical Hardcore punk, respectivamente
Devido ao surgimento e ascensão de bandas de Pop punk e não Emo, mas rotuladas como tal por quase toda a sociedade com nível de qualidade musical questionável segundo certos grupos de fãs de outros gêneros de Rock, os mesmos associam os fãs de Emo a depressivos de orientação sexual questionável (o que segundo eles é um motivo para as manifestações de ódio) e os fãs de Emo segundo o estereótipo sofrem de agressões verbais, em alguns casos até mesmo agressões físicas. O ódio cresce no Brasil mais rapidamente que o gênero musical Emo, que encontra-se ainda praticamente desconhecido por todo o mundo, ao contrário das bandas de Pop punk rotuladas como Emo e da subcultura que imagina-se como um estereótipo dos fãs de Emo. Como o Brasil é um dos países campeões mundiais em homofobia, o ódio às citadas bandas e subcultura se tornou um grande alvo de polêmica da sociedade, que em sua maioria passou a concordar com os grupos anti-Emo.
http://www.youtube.com/watch?v=X60KwLs5Qpc
http://www.youtube.com/watch?v=Lpds3V90VbM
http://www.youtube.com/watch?v=ZudX66IBat8
http://www.youtube.com/watch?v=fH5w6dcC2dw
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emo
Roupas pretas, gosto pela melancolia, tristeza, fazer saraus em cemitérios... Estas podem ser as características para se definir uma pessoa gótica.
Pode-se dizer que os góticos gostam da noite, da vida e também da morte, da literatura, da arte, da solidão, do ocultismo, do amor. O mundo dos góticos não pode ser muito caracterizado, cada um define-se de uma maneira. Segundo Leandro Formagi, o Coruja, "o verdadeiro gótico é aquele que consegue enxergar a arte por trás da escuridão. É aquele que consegue transformar a tristeza e a melancolia em poesia". Já Ana Lucia Bertolani, acredita que quem tem a poesia obscura na alma e encontra refúgio na música, arte e estilo de vida que expressa obscuridade poética, pode se considerar gótico. Segundo muitos góticos a confusão chega a ser tanta que alguns já a ouviram perguntas absurdas como se góticos bebem sangue de criancinhas, se dormem em caixão, se é muito usado magia negra ou necrofilia, entre outros absurdos.
Pode-se dizer que os góticos gostam da noite, da vida e também da morte, da literatura, da arte, da solidão, do ocultismo, do amor. O mundo dos góticos não pode ser muito caracterizado, cada um define-se de uma maneira. Segundo Leandro Formagi, o Coruja, "o verdadeiro gótico é aquele que consegue enxergar a arte por trás da escuridão. É aquele que consegue transformar a tristeza e a melancolia em poesia". Já Ana Lucia Bertolani, acredita que quem tem a poesia obscura na alma e encontra refúgio na música, arte e estilo de vida que expressa obscuridade poética, pode se considerar gótico. Segundo muitos góticos a confusão chega a ser tanta que alguns já a ouviram perguntas absurdas como se góticos bebem sangue de criancinhas, se dormem em caixão, se é muito usado magia negra ou necrofilia, entre outros absurdos.
O motivo estaria na ligação que muitas pessoas acabam fazendo erroneamente, quando vêem os góticos como vampiros; pois há uma grande confusão por ambos terem gosto pela vida noturna, romantismo mórbido, a maneira de se vestir, caracterizadas por trajes antigos usados nos filmes. Mas principalmente porque grande parte dos góticos tem o costume de freqüentar cemitérios, mesmo durante a noite. Um hábito que pode parecer estranho para quem não entende, mas que segundo Coruja é muito simples. Nos cemitérios encontra-se paz. "É um local tranqüilo, onde pode-se escrever poemas, sem barulhos ou medo de ser assaltado", afirma. Ainda segundo Coruja, o problema de freqüentar cemitérios está nas pessoas que entram durante a noite para promover saques, acabando por deixar a culpa nos góticos, que utilizam o local apenas como fonte de inspiração, respeitando e de certa forma protegendo o cemitério. Ana Lucia complementa dizendo que "a fixação por cemitérios é maior no sentido intelectual, por expressarem a arte gótica e principalmente inspiração", mas Coruja explica e finaliza: "O que é escuridão para a maioria, é a fonte de criação para os góticos".
Os góticos não estão integrados em nenhuma religião, sempre se dedicaram aos movimentos musicais, literários e arquitectónicos. São possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos pois eles acham beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam tétricas, ele vêem como belo e artístico.
O punk surge nos Estados Unidos por volta de 1975 como uma manifestação cultural juvenil: um modismo cujo interesse era a afirmação de uma personalidade ou estilo, não envolvendo intencionalmente questões éticas, políticas ou sociais. Caracterizado quase que totalmente por um estilo baseado em música, moda e comportamento. A ironia, interesse pelo grosseiro e o ofensivo, valorização do “faça-você-mesmo”, reutilização de roupas e símbolos já conhecidos em um novo contexto bizarro, crítica social, desprezo pelas ideologias, políticas ou morais, e pessimismo - somado ao estilo empolgante do punk-rock definiram a primeira encarnação do que hoje entendemos como cultura punk.
A partir do início da década de 70 o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão movimento punk, que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana, substituindo um conceito de atitude individual e cultural pelo conceito de movimento social propriamente dito: a aceitação pelo indivíduo de uma ideologia, comportamento e postura suposta comum a todos membros do movimento punk ou ramificação/submovimento que ele pertence. O movimento punk é uma forma mais ou menos organizada e unificada, com o intuito de alcançar objetivos —seja a revolução política, almejada de forma diferente pelos vários subgrupos do movimento, seja a preservação e resistência da tradição punk, como forma cultural deliberadamente marginal e alternativa à cultura tradicional vigente na sociedade ou como manifestação de segregação e auto-afirmação por gangues de rua. Apesar de atualmente o conceito movimento punk ser a interpretação mais popular de cultura punk, nem todos indivíduos ligados a esta cultura são membros de um grupo ou movimento.